Searching...
segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mozilla rejeita novo formato de imagem criado pelo Google

WebP prometia arquivos menores para páginas na Internet

Depois de ganhar o apoio do Opera, o formato de imagens WebP recebeu um baque em seu caminho para aumentar sua popularidade. Os responsáveis pelo Firefox esnobaram o formato criado pelo Google.
O WebP foi anunciado ano passado pelo Google, e é baseado no formato de vídeo apoiado pelo Opera, Google e Mozilla para vídeos online - o VP8, rebatizado como WebM - mas, enquanto o WebM é uma solução para uma ferramenta externa, o Flash, o WebP se apresenta como o substituto de um formato que não apenas é compatível com todos os principais navegadores atuais, mas continua como padrão da Internet mesmo depois de várias alternativas propostas, o JPEG.
Comparação entre os formatos JPEG e WebP.
Comparação entre os formatos JPEG e WebP
Mesmo depois de soluções como o PNG, o JPEG2000 e o Windows Media Photo, a simplicidade e compatibilidade do JPEG continuam imbatíveis. Não muito diferente do que aconteceu com o formato MP3, que resistiu a diversos formatos mais eficientes e modernos.
A Mozilla justificou que os testes realizados pelo Google para demonstrar que o formato seria até 39% mais eficiente que o JPEG não eram realistas, e o método de comparação não pode ser usado para medir a qualidade de imagem.
Além disso, o WebP não é compatível com diversos recursos oferecidos pelas alternativas ao JPEG, como canal alfa (transparências), HDR (high dynamic range) e nem mesmo alguns recursos já disponíveis no próprio JPEG.

Fonte. SuperDownloads/Google

0 comentários:

Postar um comentário

 
Back to top!